Menu

Gestão de Riscos

O papel fundamental do gestor público é garantir a efetividade das ações realizadas, sob sua responsabilidade, na consecução dos objetivos traçados pela governança.

No caminho de tais ações existe a incerteza de que eventualmente estas possam surtir efeitos diferentes do esperado. A possibilidade de que ocorram eventos que gerem efeito(s) positivo(s) sobre os objetivos pode ser encarada como oportunidade e a possibilidade de que ocorram eventos afetando negativamente os objetivos deve ser encarada como risco.

A gestão baseada em riscos é um instrumento para gerenciar situações de incerteza, contribuindo com a perenidade da organização e melhorando a forma como os tomadores de decisão gerenciam as atividades sob sua responsabilidade.

Uma gestão bem-sucedida dos riscos institucionais pode reduzir a probabilidade e o impacto de possíveis riscos e aumentar a eficiência operacional. Além deste contexto mais amplo, a gestão de riscos também pode ser aplicada de forma menos abrangente, sobre projetos, atividades ou ativos específicos, setores, departamentos ou outras unidades organizacionais.

Gestão de Riscos trata-se de uma postura preventiva, através da qual, o gestor e sua equipe conseguem reduzir o tempo que costumavam empregar resolvendo problemas e passam a ter mais tempo para trabalhar entregando valor.

Riscos podem ter origem operacional, financeira, regulatória, estratégica, tecnológica, sistêmica, social e ambiental.

Algumas referências e metodologias aplicáveis a Gestão de Riscos:



UFPR nas Redes Sociais

Universidade Federal do Paraná
Coordenadoria de Governança e Riscos da UFPR
Rua XV de Novembro, 1299 - Sobreloja | Fone: (41) 3360-5083
CEP 80060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil


©2020 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR