Aprovação de 45 regimentos das unidades da UFPR atualiza organograma institucional

2 de julho de 2019

Mais de 40 regimentos de setores, campi, pró-reitorias, superintendências, diretorias e outras unidades da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram aprovados em duas sessões extraordinárias do Conselho de Planejamento e Administração (Coplad) na última semana. A atualização da estrutura organizacional é uma ação da Coordenadoria de Governança e Riscos (CGR) que foi intensificada após a publicação do Decreto 9739/19, que exige a elaboração das propostas de estruturas regimentais e de estatutos de órgãos e entidades.

Desde a sua implantação, a CGR, ligada à Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças (Proplan), tem como objetivo a modernização e a inovação institucional e, por isso, esse estudo já estava avançado quando o Governo Federal determinou prazos para essas mudanças.

A partir das orientações do decreto, a equipe da Coordenadoria passou a realizar reuniões com as direções das unidades institucionais orientando na elaboração dos regimentos de cada área. Os regimentos deveriam ser adaptados aos requisitos do Sistema de Informações Organizacionais do Governo Federal (Siorg) e padronizados conforme indicações da Proplan.

De acordo com Aldemir Junglos, coordenador da CGR, desde abril foram realizadas cerca de 110 reuniões agendadas com dirigentes, houve a troca de mais de 115 mensagens eletrônicas para esclarecimentos e foram feitos 900 atendimentos por telefone. “Houve um grande empenho da alta administração, dos líderes das grandes áreas e suas equipes, da Proplan/CGR, da Progepe e da Secretaria dos Órgãos Colegiados (SOC) para o sucesso da primeira fase deste projeto”.

Todas as unidades da instituição foram envolvidas, já que precisaram reavaliar suas estruturas para integrar o organograma atualizado da UFPR, que inclui todas as unidades, competências, funções e cargos e corresponde ao que é realizado na prática.

O reitor, Ricardo Marcelo Fonseca, destaca que a transparência conferida a esses dados possibilita um diagnóstico preciso da fisiologia da instituição. “Todos poderão saber o que cada unidade faz, onde faz e qual seu sentido na estrutura da universidade. Em uma instituição imensa como a nossa, que tinha muitas práticas administrativas informais sedimentadas, essas mudanças significarão um salto de transparência, organização e, sobretudo, de diagnóstico”. Para ele, a partir de agora, será possível planejar e melhorar a administração com mais segurança.

Após a aprovação dos 45 regimentos no Coplad, cabe à CGR cadastrar e homologar, até o dia 31 de julho, todas as unidades administrativas da instituição no Siorg, sistema do Governo Federal que deve integrar essas informações às de outras ferramentas como Sistema Integrado de Administração de Pessoal (Siape), Sistema de Concessão de Diárias e Passagens (SCDP), Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi), Sistema Eletrônico de Informações (SEI), Sistema de Frequência, entre outras.

“A modernização organizacional é primordial para continuidade de outros projetos da equipe CGR/Proplan, como mapeamento e melhoramento dos processos, gestão do SEI, gestão dos riscos, indicadores e os custos relacionados”, avalia Junglos.

Com a nova estrutura vigente, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe) ficará encarregada de processar os ajustes de pessoal nas unidades organizacionais. Os regimentos atualizados serão publicizados no site da Proplan.