Campanha divulga os serviços da recém-criada Coordenadoria de Governança e Riscos

18 de abril de 2018

A Coordenadoria de Governança e Riscos (CGR) da UFPR está iniciando uma campanha institucional para divulgar a nova unidade para o corpo de servidores da UFPR. Realizada em parceria com a área de Comunicação Institucional e Marketing, a campanha tem a intenção de levar ao conhecimento dos servidores os serviços prestados pela CGR, que são voltados para o gerenciamento de riscos e a melhoria da governança interna e do fluxo de processos.

No setor público, governança compreende essencialmente os mecanismos de liderança, estratégia e controle postos em prática para avaliar, direcionar e monitorar a atuação da gestão, com vistas à condução de políticas públicas e à prestação de serviços de interesse da sociedade. Com base nesses princípios, o trabalho de uma unidade de governança tem o objetivo de melhorar a agilidade, a eficiência e a inovação administrava, além de promover transparência, modernizar e desburocratizar os atos administrativos.

A Coordenadoria de Governança e Riscos da UFPR foi aprovada pelo Conselho de Planejamento e Administração (Coplad) no dia 28 de fevereiro deste ano. A unidade, vinculada à Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças (Proplan), atende a uma Instrução Normativa Conjunta de 2016 do governo federal que busca fixar parâmetros e critérios para melhorias na gestão pública, visando uma melhora na capacidade de atendimento aos cidadão e eficácia dentro das esferas administrativas federais.

As atribuições da CGR incluem assessoria em governança institucional; análise de processos de trabalho; assessoria em indicadores de desempenho; gestão de custos; gestão de riscos gestão do Sistema Eletrônico de Informação (SEI); e manutenção do organograma da UFPR. Todos os servidores ou colaboradores, no interesse de suas atividades na instituição, podem acionar a CGR pelo telefone 3360-5083 ou pelo e-mail cgr@ufpr.br.

O pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças, Fernando Mezzadri, lembra que o desenvolvimento da unidade foi uma das prioridades da atual gestão: “Falar em governança e gestão de risco no contexto atual do Brasil nos parece muito oportuno. É necessário termos boas práticas institucionalizadas na universidade, que envolvem, além de mapeamento de processos, a gestão de risco com foco nos recursos humanos, tecnológicos, financeiros e burocráticos”.

Importante papel da CGR, a gestão de riscos permite tratar com eficiência as incertezas, seja pelo melhor aproveitamento das oportunidades, seja pela redução da probabilidade ou do impacto de eventos negativos. Riscos surgem da incerteza natural dos atuais cenários econômico, político e social e podem se apresentar como desafios ou oportunidades. O instrumento de governança engloba, entre outras coisas, os controles internos. A principal finalidade dessa atividade é melhorar a capacidade de gerar valor e fornecer garantia razoável do cumprimento dos objetivos da instituição.

Segundo o reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, a unidade proporcionará mais controle e transparência para os processos da universidade: “Demos mais um passo para uma gestão cada vez mais transparente, com práticas de governança institucionalizadas e com acompanhamento e controle de riscos”.

Aldemir Junglos, um dos idealizadores da coordenadoria, destaca a participação da comunidade institucional. “O importante é que, além do apoio da Reitoria, da Proplan e da Progepe, a Coordenadoria tenha também o apoio das pessoas que trabalham com os processos. Elas terão treinamento e, a partir dali, poderão reconhecer os riscos dos seus processos. Assim, poderemos auxiliá-los”, afirma.