CGU realiza visita à CGR/PROPLAN

10 de junho de 2019

Recebemos na CGR a visita da equipe da CGU, grande oportunidade para dialogar sobre as expectativas de todos sobre a Governança e a Gestão de Riscos nas IFES.

A agenda aconteceu no dia 10 de junho de 2019, com a presença do Prof. Fernando Marinho Mezzadri, Pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças da UFPR e do Sr. Luiz Eduardo Croesy Jenkins, Executivo Chefe de Auditoria da UFPR, quando a CGR pôde expor à CGU os avanços institucionais nas áreas de governança, planejamento da estrutura organizacional, Programa de Integridade, gestão de processos, riscos e custos, obtidos desde a implantação da Coordenadoria, em 2017.

A CGU, representada na ocasião pelos auditores Márcio Venício Zanetti e Ricardo Fukai, foi apresentada à atual equipe permanente da CGR, composta pelo Coordenador Aldemir Junglos e os servidores Alexandra Roeder, Amarílio Floriano,  Cássio Franke e Henrique Rosso. A equipe CGR ressaltou o apoio que vem sendo recebido do Pró Reitor da Proplan para desenvolvimento das atividades em governança, riscos e controles internos.

Marcos e Ricardo falaram sobre a expectativa da CGU em relação aos temas da área de atuação da CGR, incluindo os estudos para implementação de indicadores que levem à otimização dos custos institucionais, a organização descentralizada da gestão de riscos na UFPR, a interligação com os objetivos estabelecidos no planejamento institucional (PDI), e a utilização de ferramentas apropriadas de base de dados para gestão de riscos, além de outros assuntos de interesse da gestão.

Luiz comentou, ainda, sobre a atuação coordenada da AUDIN, reavaliando os riscos apontados nas análises da CGR.

A CGU validou a metodologia de gestão de riscos em uso pela CGR, desenvolvida originariamente pela CGU e Ministério da Economia, reforçando a confiança e motivação da equipe no trabalho que só tem evoluído.