Publicado Código de Ética da UFPR

6 de março de 2020

por Superintendência de Comunicação

Código de Ética da Universidade Federal do Paraná (UFPR), aprovado pelo Conselho Universitário (Coun), foi publicado e já pode ser consultado pela comunidade acadêmica.O documento tem o objetivo de nortear o desenvolvimento das atividades e as relações humanas entre os servidores da instituição, tendo como princípios o respeito à pessoa e ao bem público, a consciência cidadã, a autonomia universitária e a adesão aos objetivos da Universidade.

“O Código adequado para realidade da universidade terá impacto significativo para instituição, não somente por nortear as relações humanas, mas também para a melhoria nos processos de trabalho, indicadores de Governança e Gestão, indicadores de Desempenho e Programa de Integridade implantados na universidade”, afirma o coordenador da CGR, Aldemir Junglos.

Entre os itens aprovados, há desde princípios gerais destacando a importância do respeito à diversidade, da assiduidade e da transparência no funcionalismo público, até tópicos relacionado à pesquisa e registro de dados. “Depois de vários anos de discussão o Conselho Universitário aprovou o Código de Ética, essa foi uma grande conquista para toda comunidade da UFPR. Fundamentado no desenvolvimento das atividades e relações humanas entre os servidores e com princípios do respeito à pessoa e ao bem público, o código também servirá para atender as solicitações dos órgãos de controle TCU e CGU”, afirma o pró-reitor de Planejamento e Orçamento da UFPR, Fernando Mezzadri.