Seminário sobre governança e riscos abre programa de cursos e palestras para comunidade da UFPR

3 de agosto de 2018

O Seminário “Governança e Riscos nas Instituições Públicas de Ensino Superior” iniciou, nesta sexta-feira (3), um programa de cursos e palestras sobre planejamento, governança e riscos destinado a docentes e servidores técnicos-administrativos da Universidade Federal do Paraná. A iniciativa faz parte das ações da Coordenadoria de Governança e Riscos (CGR), vinculada à Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças (Proplan).

O objetivo é capacitar servidores para a prática de governança pública, buscando eficácia organizacional por meio de monitoramento de resultados, planejamento estratégico, indicadores de desempenho e sistemas de gestão de riscos. O evento teve palestras de Antonio Gonçalves de Oliveira – professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) -, Cesar Fontes Ciminelli – integrante da Coordenação de Melhoria e Inovação de Processos do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPOG) – e Jetro Coutinho Missias – diretor de fiscalização do Tribunal de Contas da União (TCU).

Aldemir Junglos, coordenador da CGR, destacou a importância de proporcionar ações com pessoas altamente qualificadas na área. “É fundamental que os servidores participem dos eventos e saiam motivados a desenvolver um trabalho mais apurado e com mais controle em suas unidades”.

Além do envolvimento com a comunidade, ações como mapeamento de processos, identificação de riscos e a reavaliação do Planejamento de Desenvolvimento Institucional (PDI) fazem parte de um dinâmico processo continuado da CGR.

Já estão previstos os cursos “Introdução à Gestão de Projetos”, “Gestão de Riscos”, “Introdução a Gestão de Processos”, “Elaboração de Indicadores de Desempenho”, e “Planejamento Estratégico”, que devem acontecer durante o segundo semestre de 2018. Os servidores indicados para a realização dos cursos serão convocados via e-mail.

Na abertura do Seminário, o pró-reitor de Orçamento, Gestão e Finanças, Fernando Marinho Mezzadri, enfatizou a intenção de criar uma cultura de planejamento junto aos funcionários, docentes e técnicos-administrativos da universidade. “Esse processo tem que ser disseminado na instituição, é algo que se faz com o envolvimento de toda a comunidade universitária. Faremos ações em todos os campi e setores da universidade, sempre nesta lógica de capacitação e estímulo”.