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SEI – Sistema Eletrônico de Informações

O Sistema Eletrônico de Informações (SEI), desenvolvido pelo TRF4, é um sistema de gestão de processos e documentos arquivísticos eletrônicos, com interface amigável e práticas inovadoras de trabalho.

O SEI é um sistema de gestão de processos e documentos eletrônicos, que permite a produção, edição, assinatura e trâmite de documentos. A virtualização de processos e documentos permite que várias unidades atuem no mesmo processo ao mesmo tempo, reduzindo o tempo de realização das atividades.

Uma das principais características do SEI é a libertação do papel como suporte físico para documentos institucionais e o compartilhamento do conhecimento com atualização e comunicação de novos eventos em tempo real.

Saiba mais sobre o SEI, no Software Público Brasileiro.

Objetivos e Diretrizes

Modernização da gestão de processos e documentos
Mudança de cultura dos processos em papel para o meio digital
Assegurar eficácia, eficiência e efetividade da gestão de processos no âmbito da UFPR
Promover, com segurança, transparência e economicidade, a produção de processos em meio digital
Garantir o controle da tramitação de processos
Fomentar a celeridade na tramitação de processos
Viabilizar a sustentabilidade ambiental com uso adequado da tecnologia da informação e comunicação (TIC)
Facilitar o acesso às informações e às ações de transparência ativa
Propiciar a satisfação dos usuários do sistema na UFPR

Vantagens da solução

Trabalhar de forma mais integrada e ágil a partir de uma plataforma virtual.
Qualidade de Vida no Trabalho (QVT);
Possibilidade de diminuir o estoque de papel (economia de recursos públicos e preservação do meio ambiente).
Dar mais agilidade às análises dos processos e tomadas de decisão
Adotado pelo MP como Sistema Padrão do Processo Eletrônico Nacional: permite a interligação e tramitação eletrônica de documentos e processos entre os órgãos e entidades da Administração Pública Federal.
Transparência ativa, atendendo a Lei nº 12.527, de 18.nov.11 (Lei de Acesso à Informação)
Usuários externos vão poder, à distância, visualizar processos públicos de seu interesse – por meio da Pesquisa Processual – ou solicitar vista eletrônica de processos com restrição de acesso (E.G.D. do eGov)

Base legal e normativas

Portaria Nº 1.042, de 4 de novembro de 2015, sobre a implantação e o funcionamento do processo eletrônico no âmbito do Ministério da Educação
Decreto nº 8539, de 8 de outubro de 2015, sobre o uso do meio eletrônico para a realização do processo administrativo no âmbito dos órgãos e das entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional
Lei de Acesso à Informação
Instruções para classificação de processos quanto ao nível de acesso, do Ministério do Planejamento
Classificação, Temporalidade e Destinação de documentos de Arquivo Relativo às Atividades-Meio da Administração Pública – (CONARQ)
Portaria de nomeação da equipe de implantação do SEI
Acordo de Cooperação Técnica, que oficializa a cessão de direito de uso do software do SEI para a UFPR
Manual de Redação da Presidência da República, com normas de redação de atos e comunicações oficiais



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